Só gostava de perguntar a quem de direito, como é possível efectuar treinos (por exemplo no fim de semana)nesse sentido, quando os restantes praticantes estão a andar no sentido oposto.....
É que caso não se lembrem, estamos a falar do campeonato nacional e não de apenas mais um prova do troféu "x" ou "y", em que se pode mudar o traçado de prova para prova.
Com tantas alternativas para traçados que a pista do CRO tem, tinha que se arranjar logo a pior das ideias.
É apenas o expressar do meu desagrado (como muitos outros pilotos dos eléctricos.
"Mas isto é apenas a minha opinião e ... vale o que vale".
Não percebo qual é o problema das alterações do traçado.
Antes de qualquer prova seja ela nacional, regional, mundial ou seja o que for, existe sempre o dia de treinos, nesse dia, os pilotos que vão efectuar a prova do dia a seguir tem o direito de seguir o traçado que vão fazer.. todos os outros que não vão correr, é que têm que se reger pelo traçado e não podem fazer outro percurso como bem lhes entender...
Relembro, que na F1 ou qualquer outra modalidade, mesmo que profissionais, só têm 1 dia antes da prova para treinarem e afinarem as viaturas.
Aqui não deixa de ser um pouco a mesma coisa.
Nem sempre os traçados agradam a todos, mas se estivermos a efectuar uma prova de F1 e formos ao autódromo da china, e os chineses decidirem que o trajecto é o inverso do habitual, os pilotos e as equipas têm que se aguentar e por as mãos ao trabalho.
"Após mais um pequeno trabalho de casa (fui ler os regulamentos da FIA) e eis que vi o seguinte:
Art. 24 that the course on which the event is run has been homologated and approved by the FIA, and that all the FIA regulations on safety and medical assistance are respected.
Art. 65. Main information to be included in Supplementary Regulations ... f) A full description of the proposed competition (length and direction of the course, classes and categories of vehicles admitted, fuel, restriction in the number of competitors, if such limitation exists, etc.);
Depois podem também ver o anexo O De realçar o ponto 5.2 ... "Should a circuit combine more than one layout, the approval is only valid for the inspected configuration(s). Circuits are accepted for the running of events entered on the FIA International Sporting Calendar only in the same confi guration and with all the same installations, as are indicated on the plan held by the FIA and which are agreed with the FIA inspector, within a maximum period of validity of three years from the date of inspection."
Vejam também o SUPPLEMENT 1 - OBLIGATORY CIRCUIT DOSSIER The circuit dossier should include information as follows : 1) Circuit layout to scale 1:2000 (minimum), with indication of orientation, race direction, buildings, installations, access roads, spectator areas, safety barriers and devices, race control post, pits, paddock and location of startline, ambulances, medical centre, helicopter pad, fi refi ghting vehicles, marshal posts.
quer se goste ou não isto é o que devia de acontecer num CN ou seja a FEDERAÇÃO é que aprova o traçado.(vou fazer por isso)
ps deixo os links para não terem que se preocupar muito em procurar
"Quando não sabemos o que dizemos pode sair asneira que foi precisamente o que lhe aconteceu porque é óbvio que na F1 não se passa nada disso que diz senão veja aqui
- that the technical and sporting regulations of the national championship have received the approval of the FIA; and that all the FIA regulations on safety and medical assistance are respected. mais 29. Course The route to be followed by competitors. art 65 f) A full description of the proposed competition (length and direction of the course, classes and categories of vehicles admitted, fuel, restriction in the number of competitors, if such limitation exists, etc.);
se quiser dar-se ao trabalho veja o anexo O da FIA
Então pronto...a partir de agora temos todos de apresentar todos os atestados médicos,papelada e autorizações de publicidade, etc etc, e faz-se tudo como o regulamento manda Tim Tim por Tim Tim, e em vez de termos 10 pilotos temos apenas 1 ou dois, andamos a tentar puxar mais pessoal para a modalidade e se continuar-mos a insistir em reger-mo-nos por essas regras aí é que deixa de haver de uma vez por todas pilotos, pistas, e regras.
Competição ou não, não deixa de ser um hobby, é uma brincadeira e nunca há-de ser outra coisa, com a "crise" podes ter a certeza que apenas vão ser apenas 2 ou três a correr dentro dessas regras...
Alterou-se os traçados a pedido de muita gente porque diziam que eram sempre os mesmo traçados etc etc, que já era monótono etc etc...
Ou seja, está sempre alguma coisa mal, é pago por ter cão e pago por não ter...
Só não percebo é que quando se pede uma opinião ou marcam reuniões no clube, nunca "ninguém" aparece para dar opiniões e soluções... (ponho "ninguém" entre aspas, porque os que aparecem, são sempre os mesmos)
ao que parece,o sr. não tem a mínima percepção da fase em que o clube (pista) está a atravessar e em que situação está...
Em primeiro lugar, só para lhe mostrar uma pequena parte, se não fosse o Sr Eng., o sr, já não tinha pista para fazer o Nacional ou regional em Sintra.
Portanto, todas as medidas tomadas, são para incentivar ao desafio de novos traçados, angariar mais gente para a modalidade e para o clube, se não consegue adaptar-se...temos pena...
Consigo entender perfeitamente a frustração que vivem os clubes actualmente e logo por consequência a frustração que o Sr. vive. Consigo entender perfeitamente as dificuldades que vivem os clubes hoje em dia e as dificuldades que sentem os seus dirigentes ou colaboradores. Por outro lado consigo também perceber que o Sr. no que toca a outras questões também me parece não saber do que fala. Quanto à F1 você tem ideia da quantidade de horas de treinos privados que as equipas fazem nas pistas onde vão correr? Não creio. Seria ridículo pensar que eles apenas treinam nessa pista na Sexta. Aqui não é uma questão de entregar receitas médicas ou lá o que quer que seja, trata-se apenas de cumprir regras. Quanto à sua última frase, tenho sérias dificuldades em entender o seu pensamento. Por um lado apela a novos desafios, etc. para angariar mais gente para a modalidade e para o clube (no campeonato nacional??? tá-se mesmo a ver que é lá que estão os possíveis associados) e depois termina com ...temos pena..., dizendo isto para um associado ou possível associado.
Quis escrever aqui apenas para informar que já pedi um esclarecimento à FEPRA acerca deste traçado. Se tem dúvidas de quem sou, o meu nome é Jorge Simões, ex-delegado, que tudo fez para que em 2008 o Clube tivesse uma prova digna de final de campeonato.
"2007 - Não houve provas em Sintra porque pura e simplesmente ninguém representou o clube na AG da FEPRA.
2008 - Eras tu o delegado na altura, inscrições tiveste de ser tu a fazer. Chegou alguém do clube no final do dia de Sábado e perguntou-te se estavam lá as inscrições todas, e tu respondeste que eventualmente havia sempre aquele pessoal que só vai ao Domingo, ao que te responderam se não estivessem na lista QUE TU FIZESTE não estavam inscritos. Domingo, mais do mesmo e lá estiveste tu a envernizar cerca de 280 jantes.
2009 - Mudança de traçado. Polémica. E para cumprir as regras lá se pintou uma parte do traçado.
2010 - Mudança de traçado mais uma vez. Polémica mais uma vez.Espero que desta vez não se dêem ao trabalho de mudar a casa de cronometragem. "
Sr. Jorge Simões, não precisava de se apresentar, pois sei quem é, e já nos cruzamos algumas vezes no Monsanto. Mas informo, que também não falo assim sem saber nada... Claro que as equipas de F1 treinam fora de calendario de provas, deslocam-se ao autodromo e treinam o respectivo. Nos reais, as regras são um pouco mais rigorosas em todos os aspectos... não são escolhidos traçados, mas sim, autodromos por não ser possivel alterar o sentido de circulação, como se propôs no Mini-Autodromo. A Pista do CRO está aberta para receber toda a gente, todos os dias, com excepção da 2ªfeira, os pilotos interessados em treinar fora de calendário, têm o acesso á pista, tal como as equipas de F1 têm acesso aos autodromos dos respectivos países.
Vamos supor que este novo traçado, não é a Pista do CRO, mas sim a Pista ORC...
Em relação a assuntos mais internos á federação, administração do clube ou outras entidades, não sou eu que decido, nem fui eu que decidi a aprovação do traçado, se o foi feito e foi aceite, quem o fez, sabe o que fez...
Se entretanto houver gente a circular na pista, se houver comunicação, não acredito que se oponham a transitar no sentido ou traçado de uma prova.
Ainda este Domingo estive na pista do CRO, havia pessoal a treinar para o CN de electricos, este mesmo traçado, com outros utentes que não iam efectuar a corrida, simplesmente coordenavam as circulações, quando iam uns, os outros que não interessava o traçado, paravam e esperavam que os pilotos acabassem as suas voltas... não houve problemas, nem discussões e passou-se mais um dia sem entraves.
Em relação ao meu comentário anterior do "temos pena", não foi com más intenções, por isso, admito que foi um fim de comentário triste, e desde já, peço desculpa se fui incorrecto.
Como disse apenas quis abrir o jogo para não se pensar que estaria a trair o que quer que fosse ou quem quer que fosse. Tenho o maior dos respeitos pelo CRO assim como pelas pessoas que o dirigem, porque senti directamente na pele o que é dirigir o que quer que seja. Eu acredito que este traçado até seja bastante engraçado, mas eu pessoalmente não gosto, mas isso é o meu gosto, certamente vão haver muitos mais que vão gostar e no final de contas interessa é que a prova esteja bem organizada e que os pilotos cheguem ao final da prova sem stresses desnecessários. E da minha parte tudo farei para que a prova corra sem problemas de maior, seja em que sentido for.
Fantástico.......
ResponderEliminarSó gostava de perguntar a quem de direito, como é possível efectuar treinos (por exemplo no fim de semana)nesse sentido, quando os restantes praticantes estão a andar no sentido oposto.....
Realmente mais uma ideia brilhante.....
É que caso não se lembrem, estamos a falar do campeonato nacional e não de apenas mais um prova do troféu "x" ou "y", em que se pode mudar o traçado de prova para prova.
ResponderEliminarCom tantas alternativas para traçados que a pista do CRO tem, tinha que se arranjar logo a pior das ideias.
É apenas o expressar do meu desagrado (como muitos outros pilotos dos eléctricos.
"Mas isto é apenas a minha opinião e ... vale o que vale".
CAPITULO III – DAS PISTAS
ResponderEliminarSECÇÃO I – REQUISITOS GERAIS
Art.º 4º – Requisitos da Pista
6. SISTEMA DE CONTAGEM DE VOLTAS:
O sistema de contagem de voltas tem de estar instalado na pista, antes da entrada para as boxes.
ISTO FAZ LEMBRAR ALGUMA COISA, A QUEM TEVE A BRILHANTE IDEIA DE ESCOLHER ESTE TRAÇADO PARA O CN DE ELECTRICOS??????
Bom dia Luis Rosinha:
ResponderEliminarO sistema de contagem de voltas, está instalado aproximadamente 200m antes da entrada para as boxes.
Cumprimentos
Não percebo qual é o problema das alterações do traçado.
ResponderEliminarAntes de qualquer prova seja ela nacional, regional, mundial ou seja o que for, existe sempre o dia de treinos, nesse dia, os pilotos que vão efectuar a prova do dia a seguir tem o direito de seguir o traçado que vão fazer.. todos os outros que não vão correr, é que têm que se reger pelo traçado e não podem fazer outro percurso como bem lhes entender...
Relembro, que na F1 ou qualquer outra modalidade, mesmo que profissionais, só têm 1 dia antes da prova para treinarem e afinarem as viaturas.
Aqui não deixa de ser um pouco a mesma coisa.
Nem sempre os traçados agradam a todos, mas se estivermos a efectuar uma prova de F1 e formos ao autódromo da china, e os chineses decidirem que o trajecto é o inverso do habitual, os pilotos e as equipas têm que se aguentar e por as mãos ao trabalho.
Abraços
Mourão
A pedido de um amigo aqui fica um post
ResponderEliminar"Após mais um pequeno trabalho de casa (fui ler os regulamentos da FIA) e eis que vi o seguinte:
Art. 24
that the course on which the event is run has been
homologated and approved by the FIA, and that all the FIA
regulations on safety and medical assistance are respected.
Art. 65. Main information to be included in Supplementary
Regulations
...
f) A full description of the proposed competition (length
and direction of the course, classes and categories of
vehicles admitted, fuel, restriction in the number of
competitors, if such limitation exists, etc.);
Depois podem também ver o anexo O
De realçar o ponto 5.2 ...
"Should a circuit combine more than one layout, the approval is
only valid for the inspected configuration(s).
Circuits are accepted for the running of events entered on the FIA
International Sporting Calendar only in the same confi guration
and with all the same installations, as are indicated on the plan
held by the FIA and which are agreed with the FIA inspector,
within a maximum period of validity of three years from the date
of inspection."
Vejam também o
SUPPLEMENT 1 - OBLIGATORY CIRCUIT DOSSIER
The circuit dossier should include information as follows :
1) Circuit layout to scale 1:2000 (minimum), with indication of
orientation, race direction, buildings, installations, access roads,
spectator areas, safety barriers and devices, race control post,
pits, paddock and location of startline, ambulances, medical
centre, helicopter pad, fi refi ghting vehicles, marshal posts.
quer se goste ou não isto é o que devia de acontecer num CN ou seja a FEDERAÇÃO é que aprova o traçado.(vou fazer por isso)
ps deixo os links para não terem que se preocupar muito em procurar
http://argent.fia.com/web/fia-public.nsf/F0605DD7DE22E30FC12576AD00396B90/$FILE/CSI-après-AGOct.09-ANG-GSmodifié-trad.pdf
http://argent.fia.com/web/fia-public.nsf/FC8A511F5D3C12B2C12576A10055F69C/$FILE/10.01.04_Annexe%20O%202010%20.pdf
Um abraço"
Continuação .......
ResponderEliminar"Quando não sabemos o que dizemos pode sair asneira que foi precisamente o que lhe aconteceu porque é óbvio que na F1 não se passa nada disso que diz senão veja aqui
- that the technical and sporting regulations of the national championship have received the approval of the FIA; and that all the FIA regulations on safety and medical assistance are respected.
mais
29. Course
The route to be followed by competitors.
art 65
f) A full description of the proposed competition (length
and direction of the course, classes and categories of
vehicles admitted, fuel, restriction in the number of
competitors, if such limitation exists, etc.);
se quiser dar-se ao trabalho veja o anexo O da FIA
Um abraço"
Então pronto...a partir de agora temos todos de apresentar todos os atestados médicos,papelada e autorizações de publicidade, etc etc, e faz-se tudo como o regulamento manda Tim Tim por Tim Tim, e em vez de termos 10 pilotos temos apenas 1 ou dois, andamos a tentar puxar mais pessoal para a modalidade e se continuar-mos a insistir em reger-mo-nos por essas regras aí é que deixa de haver de uma vez por todas pilotos, pistas, e regras.
ResponderEliminarCompetição ou não, não deixa de ser um hobby, é uma brincadeira e nunca há-de ser outra coisa, com a "crise" podes ter a certeza que apenas vão ser apenas 2 ou três a correr dentro dessas regras...
Alterou-se os traçados a pedido de muita gente porque diziam que eram sempre os mesmo traçados etc etc, que já era monótono etc etc...
Ou seja, está sempre alguma coisa mal, é pago por ter cão e pago por não ter...
Só não percebo é que quando se pede uma opinião ou marcam reuniões no clube, nunca "ninguém" aparece para dar opiniões e soluções...
(ponho "ninguém" entre aspas, porque os que aparecem, são sempre os mesmos)
ao que parece,o sr. não tem a mínima percepção da fase em que o clube (pista) está a atravessar e em que situação está...
Em primeiro lugar, só para lhe mostrar uma pequena parte, se não fosse o Sr Eng., o sr, já não tinha pista para fazer o Nacional ou regional em Sintra.
Portanto, todas as medidas tomadas, são para incentivar ao desafio de novos traçados, angariar mais gente para a modalidade e para o clube, se não consegue adaptar-se...temos pena...
Abraço
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderEliminarSr. Rodrigo Mourão,
ResponderEliminarConsigo entender perfeitamente a frustração que vivem os clubes actualmente e logo por consequência a frustração que o Sr. vive. Consigo entender perfeitamente as dificuldades que vivem os clubes hoje em dia e as dificuldades que sentem os seus dirigentes ou colaboradores.
Por outro lado consigo também perceber que o Sr. no que toca a outras questões também me parece não saber do que fala. Quanto à F1 você tem ideia da quantidade de horas de treinos privados que as equipas fazem nas pistas onde vão correr? Não creio. Seria ridículo pensar que eles apenas treinam nessa pista na Sexta.
Aqui não é uma questão de entregar receitas médicas ou lá o que quer que seja, trata-se apenas de cumprir regras.
Quanto à sua última frase, tenho sérias dificuldades em entender o seu pensamento. Por um lado apela a novos desafios, etc. para angariar mais gente para a modalidade e para o clube (no campeonato nacional??? tá-se mesmo a ver que é lá que estão os possíveis associados) e depois termina com ...temos pena..., dizendo isto para um associado ou possível associado.
Quis escrever aqui apenas para informar que já pedi um esclarecimento à FEPRA acerca deste traçado. Se tem dúvidas de quem sou, o meu nome é Jorge Simões, ex-delegado, que tudo fez para que em 2008 o Clube tivesse uma prova digna de final de campeonato.
Jorge só ajudar um pouco no que escreveste
ResponderEliminar"2007 - Não houve provas em Sintra porque pura e simplesmente ninguém representou o clube na AG da FEPRA.
2008 - Eras tu o delegado na altura, inscrições tiveste de ser tu a fazer. Chegou alguém do clube no final do dia de Sábado e perguntou-te se estavam lá as inscrições todas, e tu respondeste que eventualmente havia sempre aquele pessoal que só vai ao Domingo, ao que te responderam se não estivessem na lista QUE TU FIZESTE não estavam inscritos. Domingo, mais do mesmo e lá estiveste tu a envernizar cerca de 280 jantes.
2009 - Mudança de traçado. Polémica. E para cumprir as regras lá se pintou uma parte do traçado.
2010 - Mudança de traçado mais uma vez. Polémica mais uma vez.Espero que desta vez não se dêem ao trabalho de mudar a casa de cronometragem. "
Sr. Jorge Simões, não precisava de se apresentar, pois sei quem é, e já nos cruzamos algumas vezes no Monsanto. Mas informo, que também não falo assim sem saber nada...
ResponderEliminarClaro que as equipas de F1 treinam fora de calendario de provas, deslocam-se ao autodromo e treinam o respectivo. Nos reais, as regras são um pouco mais rigorosas em todos os aspectos... não são escolhidos traçados, mas sim, autodromos por não ser possivel alterar o sentido de circulação, como se propôs no Mini-Autodromo.
A Pista do CRO está aberta para receber toda a gente, todos os dias, com excepção da 2ªfeira, os pilotos interessados em treinar fora de calendário, têm o acesso á pista, tal como as equipas de F1 têm acesso aos autodromos dos respectivos países.
Vamos supor que este novo traçado, não é a Pista do CRO, mas sim a Pista ORC...
Em relação a assuntos mais internos á federação, administração do clube ou outras entidades, não sou eu que decido, nem fui eu que decidi a aprovação do traçado, se o foi feito e foi aceite, quem o fez, sabe o que fez...
Se entretanto houver gente a circular na pista, se houver comunicação, não acredito que se oponham a transitar no sentido ou traçado de uma prova.
Ainda este Domingo estive na pista do CRO, havia pessoal a treinar para o CN de electricos, este mesmo traçado, com outros utentes que não iam efectuar a corrida, simplesmente coordenavam as circulações, quando iam uns, os outros que não interessava o traçado, paravam e esperavam que os pilotos acabassem as suas voltas... não houve problemas, nem discussões e passou-se mais um dia sem entraves.
Em relação ao meu comentário anterior do "temos pena", não foi com más intenções, por isso, admito que foi um fim de comentário triste, e desde já, peço desculpa se fui incorrecto.
Como disse apenas quis abrir o jogo para não se pensar que estaria a trair o que quer que fosse ou quem quer que fosse. Tenho o maior dos respeitos pelo CRO assim como pelas pessoas que o dirigem, porque senti directamente na pele o que é dirigir o que quer que seja.
ResponderEliminarEu acredito que este traçado até seja bastante engraçado, mas eu pessoalmente não gosto, mas isso é o meu gosto, certamente vão haver muitos mais que vão gostar e no final de contas interessa é que a prova esteja bem organizada e que os pilotos cheguem ao final da prova sem stresses desnecessários. E da minha parte tudo farei para que a prova corra sem problemas de maior, seja em que sentido for.